Subscribe:

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

QUEM ERA CRAQUE – LÊUCIO


POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES


O futebol do passado me trás lembranças de grandes jogadores, o nome Leucio Barbosa, hoje poucos saberiam dizer quem foi,  mais se falar “Leucio” aos antigos torcedores e jogadores do futebol de salão de Campina Grande do passado ai já temos uma referencia, pois esse campinense de nascença ainda jovem chegou e foi logo titular do time do Bolonha. Com muitas virtudes surgindo não foi dificil receber um convite para vestir a camisa do Treze de Futebol de salão que estava sendo formado. Depois sempre se destacando recebeu um convite para jogar no AABB com vários grandes jogadores de Campina Grande. Jogou no seguintes times: Bolonha, Treze, AABB, Colégio Estadual da Prata, seleção paraibana entre outros nos anos 60, com seu belo futebol chegou a fazer história. 

Leucio quantos jogos participou no futebol era um jogador que atraia multidões era odiado e adorado ao mesmo tempo com suas jogadas de malabarismo que enlouquecia seus marcadores.

Nos jogos colegiais foi treinador do infantil do Colegio Estadual da Prata de 1967, conforme foto abaixo.

Era inquieto com a bola e de grande rapidez se consagrou nos anos 60 e inicio de 70 no futebol amador jogando pelas equipes citadas.  

Algumas fotos do Leucio como jogador e desportista:

                                           TIME DE FUTEBOL DE SALÃO DO TREZE DE 1966
Na foto historica de 1966 vemos Pai Vei, Hermani, Humberto e Bolina.abaixo Leucio e Aluizio

PAI VEÍ, HERMANI, HUMBERTO,  BOLINHA, BETINHO MOTA E ALBERTO. ABAIXO: LEUCIO, ALUISIO, TONHECA E JOBEDIS
PAI VEI, HERMANI, HUMBERTO E BOLINHA. ABAIXO:  LEUCIO E TONHECA

LEUCIO COMO TREINADOR DO ESTADUAL DA PRATA
LEUCIO, BETO, JOBEDIS, ERIMAR E LUZA. ABAIXO: LOURINHO, VALDINHO, PAULINHO E ADEMIR CAMPEÃO 1967

AVISO AOS AMIGOS 

Tintas Lux Ltda, uma marca que nasceu na Paraíba e iniciou sua produção em março de 2008, na cidade de Campina Grande, e foi idealizada pelo Engenheiro Renato Castro do Lago (nosso querido amigo Keka que jogou em muitos times de nossa cidade no passado), hoje grande empresário que já atua no ramo de materiais para construção há mais de 30 anos. Hoje, a Tintas Lux é uma empresa consolidada no mercado e se destaca pela pesquisas e desenvolvimento de novos produtos, prezando sempre pela qualidade, desde a matéria prima até o produto acabado.

Tem como principal objetivo produzir uma tinta de Qualidade e com um Baixo Custo, de forma a propiciar ao consumidor uma excelente relação custo/beneficio, na aquisição dos seus produtos. A empresa conta com uma equipe com profissionais de alto nível para atender aos anseios dos consumidores.


Amigos vamos prestigiar este grande amigo e nossa cidade comprando na fabrica as variedades de cores e aplicações das Tintas Lux do nossa amigo Keka, veja no link a baixo:
]

Esta marca eu recomendo aos amigos espalhados no Brasil e no Mundo







11 comentários:

Anônimo disse...

VALEU JOBÃO !! ESSE TAMBEM, ERA UM JOGADOR DE FAZER RAIVA A MUITOS ADVERSARIOS, TANTO JOGOU MUITO COMO FEZ DOIS CRAQUES, LEUCINBHO E RAFINHA, SE FOR FALAR É O DIA TODO E NÃO TEM COMPUTADOR QUE ARMAZENE, CONHEÇO JÁ FAZ UM TEMPINHO, VAMOS DEIXAR ESSE TEMPO PARA DEPOIS UM ABRAÇO A TODOS, ESPEDITO VILAR

carlinhos disse...

Tive o prazer de ver Leucio jogar como tive o prazer de estudar com Dona Dozear, mãe deste craque de futebol de salão na década de 70.
Amigo Leucio, você está no rol dos melhores craques de futebol de salão que já vi jogar na minha geração. Um grande abraço

Anônimo disse...

Lêucio jogou comigo na AABB durante um ano, foi um ótimo período, fomos Campeões da cidade com folga. O que me impressionava era como ele conduzia a bola, parecia que ficava colada aos pés dele, isso deixava os adversários irritado, e foi um jogador completo tanto na devensiva quanto na armação e ataque, bom goleador!!!
Homenagem justa a esse excelente craque, além de ser um ótimo amigo e bom carater.
Também tem dois filhos bons de bola, como Espedito citou acima, Leucinho e Rafinha da nova geração.

Marcílio Soares

comentários disse...

Um grande jogador!Assisti à memoráveis partidas desse excelente futebolista na AABB.E foi meu treinador no Gigantão.Decada de 60.
Abraços, Lêucio
Vadinho
.

Anônimo disse...

Na primeira versão dos Jogos Colegiais de Campina, se não me engano em 1967, fui indicado, talvez por ser o de mais idade, para convocar e escalar o time de futebol de salão do Estadual da Prata. E aí foi fácil. Contamos com craques como Aldani, Hérmani, Lêucio, Tonheca, Chico Cateta, Bolinha e outros mais. Goleamos em todos os jogos. No mais difícil deles, Contra o time de Pocinhos, ginásio repleto de torcedores do nosso colégio, por um desses caprichos do destino tomamos um gol bobo no início do jogo. E aí o goleiro adversário deu de pegar tudo.
Aos 10 minutos do 2º tempo ainda perdíamos de 1x0. Foi quando Lêucio recebeu uma bola quase na risca da área e dois defensores adversários fecharam em sua frente. Antes de tocar na bola, só com dribles de corpo, se livrou dos dois e ficou na cara do goleiro. Bico no canto e o ginásio, literalmente, veio abaixo. Com muito esforço ele se livrou da torcida que lhe cobriu de abraços e veio me abraçar no gol em que me encontrava. Aquele abraço valeu mais que o troféu de campeão que recebi posteriormente. Placar final : 5X1.
Valeu Lêucio!
TOM.

Anônimo disse...

é amigos, quantos jogaDORES ESPETACULARES TIVEMOS NO PASSADO!

MEU AMIGO LEUCIO ERA UM DELES.

UMA DAS SUAS MELHORES PARTIDAS FOI CONTRA O PODEROSO NAUTICO DE RECIFE, O TRABALHADOR LOTADO E ELE JUNTAMENTE COM MARCILIO, ALEXANDRE, TOINHO, CIL E TOM FIZERAM O TIME DE PERNAMBUCO SUAR MUITO. ESTE JOGO FOI 1X1 MAS PELA BELA PARTIDA QUE LEUCIO JOGOU FOI CONSIDERADO O MELHOR JOGADOR DA MESMA.

UM GRANDE ABRAÇO MEU AMIGO.

WAGNER

Tadeu Guedes disse...

Esse jogava muito.

Socorro Almeida Dantas disse...

Em primeiro lugar gostaria de parabenizar o meu grande amigo jOBEDIS pela ousadia e coragem de colocar no ar um site arrojado e que resgata a memória de uma cidade tão QUERIDA E sempre eleogiada na questão esportiva. Espero que por simples mesquinharias que não deveriam existir este grande trebalho não pare, mas sei que tem pessoas de grande gabarito que ainda acreditam que Campina Grande aida possa ser um expoente de esporte nacional, por isso mais uma vez parabenizo o audacioso Jobão e tomara que forças ocultas e invejosas não atrapalhem esse belíssimo trabalho. Deus o abençoe!

Daniella Soares disse...

Ola jobedis que satisfação... tenho a imensa honra em observar teu site aqui da cidade do Porto em Portugal onde é idolo um grande jogador da Paraiba e viu por acaso este teu trabalho e me mostrou. realmente tem belo conteúdo e com o resgate da memória esportiva da cidade, principalmente no que se refere ao futebol de salão... parabens pelo site e parabens por sua iniciativa abçs Daniella Soares da Silva Cortez sempre que precisar, estou a disposição aqui em Portugal

CARLOS HENRIQUE(COCADA) disse...

LEUCIO, ALÉM DE SER UM EXCELENTE JOGADOR DE FUTEBOL DE SALÃO,TAMBÉM FOI UM CRAQUE ^NO TÊNIS DE MESA. (QUÉM NÃO SABIA, FIQUE SABENDO.

JOÃO MARIO disse...

Pois é Jóbedis,sempe disse que Campina tnha um "ninho" de grande cracks de Futsal !
Tive a oportunidade de ver e jogar contra Leucio jogando pelo Estudantes contra o TREZE, praticamente minha despedida em termos locais do FUTSAL.Jogador rápido,inteligente e sem nenhuma dúvida um dos maiores cracks daquela geração.Depois nos encontramos na seleção PB quando fomos para Salvador nos Jogos Universitários. Fizemos uma grande amizade que perdura até hoje.
Valeu Jóbedis !
0 Leucio merecia sim, ser lembrado como grande crack que foi !

Postar um comentário