Subscribe:

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

QUEM ERA CRAQUE - TOM

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES

Já escrevi várias vezes que Campina Grande, no passado, sempre foi bem servida na posição de goleiro de futebol de salão. Logicamente cada um na sua época. Na medida do possível vamos homenageando a todos, pois, afinal, eles ajudaram a escrever o livro da história do nosso esporte amador.
Hoje quero homenagear o goleirão Gladestom Emerenciano. Mas espera aí, quem é Gladestom Emerenciano? Se eu dissesse simplesmente TOM, pronto, todos vão recordar de suas brilhantes atuações no passado.

Iniciou sua carreira futebolística ainda jovem, na década de 60 em alguns times do bairro do São José. Depois ajudou a fundar o Everton e foi o goleiro titular no jogo inaugural do time nos campos de futebol de pelada de Campina Grande do
passado.

TOM – já era um experiente goleiro vindo da Portuguesa de Desportos - time extinto do Bairro. Chegou a ganhar o apelido de "Aranha Negra”, apelido dado a “Yachin", o melhor goleiro do mundo da época. Tom era muito vaidoso, não era raro ver as suas vestimentas bem lavadas e seus cabelos bem cuidados. Jogou pouco tempo no time como goleiro, no futebol de pelada preferia jogar de centro avante.

Mas foi no futebol de salão que TOM se projetou na meio esportivo, se despontando como uma das grandes promessas do nosso futebol de salão, tinha coragem, boa colocação debaixo dos três paus, firme, suas defesas empolgavam os torcedores.

Os olheiros estavam presentes nas apresentações de TOM, os convites foram chegando para deixar o GM, mas o Campinense que tinha montado um timaço e ele resolveu defender as cores rubro negras, que tinha grandes jogadores. Depois recebeu um convite do treinador da AABB o ex cronista esportivo Alberto de Queiroz que contavam com grandes jogadores de futebol de salão da cidade no seu elenco..

Depois de participar de memoráveis jornadas esportivas, de clássicos da cidade e da região, sempre apontado como um bom goleiro, Tom resolve pendurar as chuteiras. Antes, porém, continuou jogando nas peladas da cidade como atacante no time de aspirantes do Everton, e ainda mostrar suas reais qualidades de grande esportista.

Ao amigo Tom, pelas suas brilhantes partidas em defesa do futebol amador de Campina Grande, nossas homenagens de Reminiscências Esportivas, na certeza de que um dia seu nome será escrito no livro de Memórias Esportivas de nossa “Rainha da Borborema”.

Hoje Tom trabalha e mora em Recife e vem sempre rever seus amigos e familiares.

Algumas fotos do grande tom quando era um atleta:

Toinho, Cil e TOM. Abaixo: Alexandre e Marcilio

TIME DO JUVENTUS





                                   TOM COM AMIGOS




Na foto vemos Marcelo Soares, Jorio, TOM e HiIdeman


                                                        TOM COM TOINHO BURACO

7 comentários:

João Mario disse...

O pequeno grande TOM !
Tom é um dos grandes amigos que fiz no esporte.Tive a chance de jogar cpm ele no Estudantes FUTSAL.De fato faz parte da historia dos grandes goleiros de futsal!
Talvez ele não lembre mas nos deu o titulo de campeão de futebol nos jogos Universitarios da PB.Pois é, entrou na ponta direita e com um oportunismo digno de grande goleador fez os dois goals que nos deram o titulo ! Não lembro ano,(me ajuda ai TOM!)
Parabens velho Tom!
Um pergunta : Porque raspou a cabeça de pois de parar de jogar ?

Anônimo disse...

Foi um dos maiores goleiros do nosso futsal.
Quando chegamos a AABB, eu, Kabel, Beto, Gioto, Nem e tantos outros, esta fera é que nos deu a maior força junto com os não menos famosos Toinho, Alexandre, Cil e Marcilio.
Obrigado hoje, depois de tantas luas, a esta grande pessoa.

wagner

Carlindo disse...

PARABENS PELO MUSEU VIRTUAL DO ESPORTE AMADOR DE CAMPINA GRANDE; GOSTARIA DE SABER COMO FAZER PARA CONCORRER A UMA EXPOSIÇÃO DE NOSSA FOTO NA COLUNA, QUEM ERA CRAQUE; EMBORA NÃO ME CONSIDERE NESTE PATAMAR CONTO COM TEU APADRINHAMENTO PARA CONCORRER À CITADA APARIÇÃO. FORTE ABRAÇO DO COMTEMPORÂNEO NO ESPORTE DA BOLA PESADA!!!!!

Glêdes Emerenciano de Melo disse...

Jobedis, meu filho ficou encantado com a homenagem ao tio, postou o link no Facebook e já recebeu comentários a respeito! Essa sua idéia foi genial! Mata as saudades e faz justiça a quem merece!!

Anônimo disse...

Tom,
A vida é sempre tão corrida e cheia de responsabilidades que acabamos nos esquecendo de comunicarmos com grandes celebridades, e talentos da nossa querida querida terra Campina Grande, dos bons tempos com a sua pessoa.
Recordações do goleiro de futsal do GM, Estudantes Campinense, do Everton, e do goleador do quadro aspirante. Do amigo que convidava os mais chegados a assistir o Canal 100( hoje demoninado 0800 kakakaka), no nosso querido Cine São José.
Hoje, ocupando grande grande cargo na UEPE, como professor destaque na livre docência para orgulho de toda a galera do bairro e de sua família. Não esquecendo também de um dos maiores patrocinadores das festas de confraternização ´há 46 anos realizadas pelo Everton no qual você foi fundador.
Muito obrigado pela citação a minha pessoa no blog do Museu Virtual, e espero econtra-lo no Maior São João do Mundo!
Um forte abraço do seu amigo PAPAIZINHO "Glauco Kardec"

Hildeman disse...

Tom, goleiro que sabia se portar bem debaixo dos tres paus com muita elegancia ,bem como, sabia sair certo na ora certa, toda vida o admirei na sua posição, pois as vezes, eu procurava imitá-lo,
muito embora, jamais cheguei a seu um bom goleiro co êle foi.Havia dois goleiros na época que eu admirava pela suas elegâncias, era Valdemar e Tom.

jose crispiniano disse...

TOM
LEMBRO DE VOCE QUANDO DOS JOGOS DA GM CONTRA O GUARANI DE POCINHOS, BOAS LEMBRANÇAS
UM GRANDE ABRAÇO
CRISPIM
SANTANA LIVRAMENTO-RS

Postar um comentário