Subscribe:

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

ENCONTRO DOS AMIGOS DO ESPORTE DE CAMPINA GRANDE

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES


Fim do ano se aproximando, é hora de presenciarmos os ex “jogueiros” e torcedores no encontro dos amigos do passado. Alguns não jogam há muitos anos e ainda acredita que dará uma arrancada como antigamente.  “Os Insistentes”, o friozinho na barriga, a ansiedade para jogar bem e aparecer para a galera.

Os anos  se foram, e com eles levaram inúmeras emoções vividas no cenário amador campinense: Vitórias suadas, dignas derrotas, merecidos empates. Um show realizado, muitas vezes, em palco de terra batida, estendendo apenas para as mais importantes decisões do time nos campos do Treze ou Campinense com seus gramados  verde de grama bem cuidada, honra para poucos.

A rivalidade e a fiel torcida sempre foram às características marcantes dos  nossos times nos campos de pelada da cidade, mas que, ao som do último apito, todos “juntos” se congraçavam e comemoravam o resultado do jogo, independentemente das raladuras nas pernas e braços, ou do resultado inscrito no placar. Todos os que estavam ali, dentro e fora, faziam parte do amadorismo sadio da cidade. Havia o respeito mútuo.


Hoje em dia não existe mais aquele “celeiro de craques” em Campina Grande, como existia até a década de 80. Falta campo, clubes, tornou-se “negócio” o futebol amador, quando surge um menino bom de bola, lá vai ele cair na mão de um empresário. Outro fator que afugenta os meninos e adultos do futebol amador é a violência, jogador tem que jogar e não ficar gritando ou brigando, paz no futebol amador, porque na segunda-feira é dia de trabalhar. O futebol é confraternização.
  
Tempos áureos em nosso futebol. Tempos que dinheiro não tinha a menor importância. A paixão pelo esporte e o que dele se retira, como espírito de coletivo, solidariedade, amizade, era  o que realmente interessava.


Para os que chegarão a nossa cidade, boa viagem, aos que ficam aproveitem, Gostaria de agradecer cada email que recebi e cada comentário aqui no nosso humilde espaço. Este pesquisador e ex-jogador amador se despede, pedindo a todos vocês que estejam lendo esta informação neste Museu virtual que no ano que vem. Prometo a vocês (e ao bom velhinho) ser mais eficiente na periodicidade e na relevância dos temas.

Abraço, feliz natal e um 2012 cheio de paz e harmonia para todos..

Jóbedis Magno
  
Abaixo algumas fotos do ultimo  encontro e outras festas de final de ano de amigos do esporte de nossa cidade.





















2 comentários:

Eneida Donato disse...

Olá Jobedis!!!!
Peço que consigas para mim, o e-mail do meu grande amigo Mozaniel o qual vi numa das fotos que colocastes no blog.
Desejo a vc e todos os seus familiares, um Natal cheio de paz,saúde e harmonia.
Obrigado pela atenção que sempre tiveste em me mandar as notícias dos nossos amigos.
Abração e Feliz 2012.

carlinhos disse...

Amigo Jobédis:
Estou enviando várias fotos minhas, como também de alguns colegas.
Numa das fotos estou lançando a bola e ao meu lado direito o velho Pibo, que chega amanha dia 13, para participar do III Encontro dos Amigos dos Esportes. Sábado quero lhe ver no encontro.
Um grande abraço

Postar um comentário