Subscribe:

domingo, 25 de dezembro de 2011

QUEM FOI CRAQUE - JOÃO MARIO

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES



Homenagear craques do passado não só dentro das quatros linhas mas também fora, pela sua educação, lealdade, respeito e consideração aos seus companheiros de time, falamos de João Mario Correia Costa ou simplesmente “João Mario”. Era um atleta que jogou varias modalidades de esporteS: Basquete, Futebol de Campo e salão e agora na aposentadoria joga tênis de quadra com amigos. Começou sua carreira nos times de colégios e como não poderia deixar tratou logo de defender sua primeira agremiação o saudoso time do Estudantes depois de sua fundação e ali permaneceu por muitos anos consecutivos, uma vida futebolistica dedicado ao esporte de nossa cidade, onde por varias vezes colocou a faixa de campeão amador. 


Já veterano João Mario continuava a demonstrar grande vitalidade que fazia inveja a muito garotos, e então passou a atuar em outras equipes como a Atecel nas olimpíadas operarias da cidade e novamente levantando do títulos ai sim, consagrado resolveu pendurar as chuteiras do amador e assim o fez. Encerrou sua trajetória no amador com estas grandes conquistas e sempre demonstrando ser um grande desportista, deixando sempre um belo exemplo aos jovens que iniciavam a carreira, João apesar de ter fama de popeiro e explosivo, foi exemplo de disciplina, da fibra, da raça, da amizade e pela compreensão pelas jornadas ingratas que o futebol proporciona a todos aqueles que se entregam de corpo e alma na pratica sadia e salutar do esporte. 


João Mario, hoje descansa das lidas do futebol no aconchego do seu lar ao lado de seus familiares e trabalhando agora como colaborador deste Museu do Esportes.

Grande "João Mario", obrigado por tudo que demonstrou de positivo na sua vida e como grande atleta e agora como colaborador deste Museu. Campinaesportiva agradece ao grande atleta.


algumas fotos do atleta João Mario




















                        JOÃO NA SELEÇÃO DO TREZE X CAMPINENSE











seleção Treze x Campínense 







A CHEGADA DE PIBO EM CAMPINA GRANDE





CURRICULUM  ESPORTIVO

Nome : JOÃO MARIO CORREIA DA COSTA
Data e local de nascimento : Campina Grande-PB – 24/06/40
Escolaridade : Economista – Faculdade de Ciencias Economicas CG -1970


MODALIDADES ESPORTIVAS QUE PRATIQUEI  e  PRATICO
FUTEBOL
FUTSAL
BASKET
VOLEIBOL ( Rachas)
TENIS DE MESA
TENIS DE CAMPO (Atualmente)
ATLETISMO
WATER POLO (Essa historia vai ser contada ! Esperem !)


FUTEBOL:
                     TREZE – ESTUDANTES (1957/1974)
                     BANCOS : MAGALHÃES FRANCO – INDUSTRIAL DE CG
                    SELEÇÃO DA CIDADE (Técnico Ten. Brito)
                     PARTICIPAÇÃO NO COMBINADO TREZE / CAMPINENSE :
                     (Jogo contra a  PORTUGUESA CARIOCA (0x0)
                    RACHAS :  PAPAGAIO- DENTE DE LEITE – OU VAI OU RACHA  

BASKET :
                   CENTRO ESTUDANTAL CAMPINENSE
                   ESTUDANTES
                   GRESSE
                   ATECEL
                   SELEÇÃO PARAIBANA (Convocado)
                   Por motivos de trabalho não acompanhei a delegação

FUTSAL : ESTUDANTES 1958/1967
                    BCO. MAGALHÃES FRANCO
                    BCO. INDUSTRIAL DE CAMPÍNA GRANDE
                    FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS DE CG - FACE
                    SELEÇÃO DA CIDADE (CG em duas ocasiões)
                   SELEÇÃO PARAIBANA UNIVERSITÁRIA -  1965  -   1967 -  1968
                   UFPB/ATECEL


VOLEIBOL
Não cheguei a praticar quando jovem, apenas joguei em rachas já cinqüentão.
Em 1992,resolvi fundar a Associação Campinense de Voleibol, onde, com a ajuda de vários desportistas amantes do Voleibol fizemos vários campeonatos desde a faixa etária Mirim até Adulto.
Saliento que a colaboração dos técnicos de voleibol da época, ex jogadores e a compreensão de diretores de colégios em ceder as quadras para a realização das rodadas foi fundamental para  o sucesso da nossa Associação, que ainda hoje é chamada de ACV.
Lembrando que tivemos o apoio do pres. da FEDERAÇÃO PARAIBANA DE VOLEIBOL na pessoa do amigo  PotengÍ  Lucena, fato esse que concorreu  também para o sucesso da nossa Associação.



TENIS
Atualmente tento jogar tênis.
Há mais de 08 anos que pratico e não passo de um Pato !
Mas é um esporte que recomendaria aos amigos que já não tem físico nem fôlego suficiente para encarar um racha de futsal, futebol ou mesmo basket, pois nosso jogos são na maioria de duplas dentro da faixa etária condizente.
Eu pelo menos sou pós 60...!!!!!                         

19 comentários:

Anônimo disse...

Amigo João Mario, o elogio tem vários sentidos: incentivo, positivo, otimista etc...isso mantém uma pessoa feliz, mas aqui meu elogio pra vc, é de uma maneira especial por que diante desta sua história tão rica e bela no esporte, que venha fortalecer o seu coração e nossa amizade.
Parabéns...Jonas didi

Valdir Bezerra disse...

Ola amigo Jobedis, primeiro venho aqui dizer que o seu Museu é muito bom. Um amigo que foi ao encontro ai de Campina Grande me disse sobre este site e agora direto venho acompanhando as noticias sobre o esporte do passado de Campina Grande minha terra querida. Bom, gostaria de dizer pra vc q faz as materias neste site se possivel, fazer uma reportagem sobre o "Complexo Plinio Lemos que fiu conhecer e vi que esta abandonado, da até dó um lugar daquele, onde poderia ter jogos do nosso amador, ver naquele estado. Vestiarios fedidos e sempre com usuarios de droga dentro dele. E vcs sabem bem que Campina Grande é carente de campo, pois a maioria dos campos estão extintos sendo que tem um local ja pronto, apenas precisa de melhorias, coisa que a prefeitura ñ faz. Fica plantando grama em barranco por ai enquanto isso o campão continua abandonado. Obrigado pelo espaço e parabens pelo belo trabalho e resgate do futebol amador de nossa cidade e o bom exemplo é esta sua homenagem ao grande atleta João Mario... Abraços

Janduy disse...

Tornaria, repetitivo aqui, estes parabens, né Jobão? afinal, sou muiiiito suspeito p/ dizer isto! mas....como não repetir?? já q esta pagina ou Museu, é muiiiito especial, e muiiiito comentadado nos meios esportivos amadorístico. puxa!!! vc, viu aquela foto do time tal?? olha ficou muito bom o trabalho do Jobão (??) sobre o Encontro, do...do... da..., e assim vai, é que ouvimos por aí. Com a colaboração dos amigos mandando fotos e comentários que VC, mesmo citou, este Museu vai longe, e muiiito longe , tanto na longevidade, quanto à atravessar fronteiras, como já presenciamos aqui. Para encurtar:- PARABENS MEU PREZADO AMIGO Jobão!!!!

Aldomario Moreira disse...

Bem lembrado, bela homenagem ao querido João Mario. Eu ainda éra menino quando assistia ao João jogar na AABB pelo Estudantes , tinha apenas 10,11,12 por ai ,mas não me esqueço da maravilhosas partidas e de grandes jogadores que ficaram em minha memória e jamais vou esquece-los, Sebastião, PIBO, João Mario, Toinho,Tomj, Alexandre, e muitos outros.

Flávio Roberto disse...

Justa homenagem a esse grande desportista João Mário,apesar de ser de outra geração com o passar dos anos tenho a honra de gozar da sua amizade,que apesar das popas(que não são poucas)demostra uma lealdade sem limites!
Parabéns grande Amigo Trezeano(grande qualidade) "João Mário"!

robson regis (boba2104) disse...

Eita !!!recordar é viver.Parabens meu grande amigo Jomário.Me sinto orgulhoso pela sua trajetória,pela sua história e ainda mais me
orgulha em saber que você é,assim como eu,um
trezeano roxo."Nosso irmão" o Véi Lu,esteja aonde estiver,tbm se orgulha de você.
Saudações trezeanas e obrigado por ter feito parte tambem da história do Galo da borborema.
De seu admirador, Robson regis (Boba2104)

mario vinicius disse...

Grande JM ! Merecida homenagem ! Parabéns !

Lambreta disse...

Grande João, (não sò no tamanho),mas no coleguismo, na retidão com os principios morais, è o que poderiamos chamar de um cara do bem. Fisurado em fotos, videos,audios, tudo que diz respeito as reminiscencias do esporte(em geral)da nossa terra. Metido a jogar tudo, atè hoje com 85 anos(esta carteira da liga è falsa, êle è o que poderiamos chamar de ''gato'') ainda dà as suas raquetadas. O seu grande defeito è ser trezeano,porem ninguem è perfeito. Brincadeiras à parte, tudo de bom para vc e toda sua familia e continue sendo este paradoxo, ''chato e legal''. Um abraço do seu tamanho

JOÃO MARIO disse...

Agradeço a Jóbedis pela por essa deferencia, e ao mesmo tempo as palavras dos amigos sobre a minha pessoa.Como vemos, esse blog criado por Jóbedis de fato é um resgate da vida esportiva de nós atletas amadores, mas notamos que está faltando mais interatividade por parte dos inumeros atletas que fizeram o esporte amador da cidade.Amigos vamos enviar fotos, vamos fazer comentarios, mesmo que sejam criticando ou dando sugestões, tenho certeza que ambas serão bem aceitas,pois esse trabalho no fundo no fundo serve de porta voz de todos nós sobre o que fizemos como esportista anos atrás.Voces da decada de 70 alguns ainda não chegaram aos 40 anos mas tiveram participações brilhantes no contexto esportivo e merecem que as novas gerações os conheçam!

Feliz ANO NOVO para todos !

JOÃO MARIO disse...

Obrigado pelas palavras amigo Lambreta !
Quando eu tiver com 85 anos estarei com a sua idade quando voce tinha 25 !
Pois estarei "arisco", como voce era no meio de campo do Estudantes !

Luciano Jordan disse...

Jóbedis, Parabéns pela publicação!!
João Mário, fico feliz em ver sua história. Parabéns pelos caminhos percorridos!!
Grande abraço, amigo.

Marcos Soares disse...

No início de um novo ano, legítima, merecida e justificável é a homenagem do personagem acima, por tudo o que representa para o esporte da Borborema, em todas as modalidades.
Esse registro é apenas um capítulo na vida de João Mário, pois sua história é bem maior do que foi relatado.
Trata-se, pois, de um grande ser humano, de personalidade marcante, amigo e que deu de si grande contribuição para o engrandecimento do esporte amador de Campina Grande.
O comentário de Lambreta sobre a legitimidade da carteira da Liga de Desportos Campinense, eximo-me de discutir o assunto, visto desconhecer fatos da História Antiga, dedicando-me mais a História Moderna e Contemporânea.
Para finalizar, vale ressaltar que João Mário, com toda a calma que Deus lhe concedeu, “nunca deu uma popa” em campo... Porém, muitas vezes, merecidamente!
Abraços Jóbedis.
Parabéns João Mário.
Marcos Soares

Anônimo disse...

AMIGO JOÃO:

EMBORA UM POUCO TARDE, MAS TENHO DE DIZER QUE SEU NOME SEMPRE SERÁ LEMBRADO PELOS QUE LHE TEM COMO AMIGO E VERDADEIRO DESPORTISTA.
ECLÉTICO, NO QUE DIZ RESPEITO ÀS MODALIDADES QUE PRATICAVA E AINDA PRATICA, É UM VERDADEIRO EXEMPLO DE HOMEM E ATLETA PARA OS MENINOS DE HOJE.

PARABENS PELA SUA VIDA SEMPRE DEDICADA AO ESPORTE.

WAGNER

Marcílio Soares disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Joao Mario:


Grande e versatil desportista,um verdadeiro
coringa veja seu vasstissmo curriculo ja citado .Economista por Formacao grande colaborador deste Museu,pessoa de fino trato, bem conceituado na nossa sociedade, pe de valsa,
preserva grandes amizades ,trezeano sadio,uAm gentlemam. desde ja agradeço a citaçao no blog a meu respeito.
Abraços DR glauco Kardec.

hildeman disse...

Fui colega de João Mário como bancário e no trezinho, pessoa de grande seriedade em que tudo faz,tenho grande admiração pela sua maneira de saber conservar os amigos. De minhas visitas a Campina Grande e,de meus encontros com o Joaõ Mário, vejo a estima que êle tem com os amigos do passado,jamais me decepcionou.
VOCÊ É O CARA.

Anônimo disse...

Caríssimo João Mário, tudo que se contém nestas páginas é o retrato da verdade. Foste um dos expoentes do esporte amador de nosa Campina Grande. Como posso esquecer o craque do Estudantes com seu gingado meio malandro, a irritar os adversários que sobravam nas disputas! E os gracejos e brincadeiras com os companheiros! Infelizmente, atuamos em uma época em que "jogar futebol profissional não vestia camisa". Todos nós tínhamnos um sonho: ingressar na faculdade como objetivo de vida. Tanto que do Estudantes dos anos 1950, quase todos os atletas buscaram nos estudos o meio de vida. Parabéns por esta homenagem merecida. Grato pela sólida amizade que nos une por todas essas longas décadas. Longa vida com saúde e paz.
Heraldo borborema, Recife 25/09/13
borboremahenriques@gmail.com

Jobedis Magno disse...

Amigo Eraldo encaminhei seus comentario para João Mario tmar conhecimento e lhe responder

Unknown disse...

Parabéns famoso João Mário, gostaria de acrescentar no seu curriculum esportivo a sua passagem pelo nosso querido e glorioso Central. Obrigado Jobedis pela oportunidade que você eferece aos filhos de Campina Grande.

Postar um comentário