Subscribe:

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

GRANDE ATLETA DO PASSADO - ENEIDA

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES


O nosso objetivo é homenagear os atletas que brilharam nos campos e ginasios esportivos de Campina Grande no passado. Eles têm grandes histórias para contar, porém, muitos se sentem esquecidos. Retomar esse momento é como reviver a própria trajetória, porque aqueles que estão em destaque, terão a oportunidade de conhecer pessoalmente aqueles que já subiram o pódio, trouxeram medalhas, suaram a camisa, ergueram a bandeira de seu clube ou colégios, nos enchendo de orgulho. 


Campina Grande ficava diferente em época de olimpíadas tamanha era a rivalidade entre alguns colégios e a emoção que despertava nas torcidas. Os ginásios da AABB, Clube do Trabalhador e o Cesar Ribeiro e os campos do Treze e do Campinense eram pequenos demais para abrigar tanta paixão de uma só vez. Faltavam lugares. Foi nas quadras e nestes campos de futebol e atletismo que nasceram grandes talentos nos esportes de nossa querida Campina Grande.

AABB onde a maioria dos jogos de futebol de salão acontecia, já que era mais central e apresentava as condições ideais.

Emociono-me ainda hoje quando falam dos antigos jogos estudantis campinense do passado.  Nos ginásios da cidade sempre faltava lugar. A torcida se organizava e fazia faixas. Era muito bonito.


Para alguns atletas das antigas, as recordações são muitas, melhores que ruins. Tínhamos excelentes atletas que faziam boas participações nas competições. Vivemos uma época áurea no esporte em nossa cidade e o aparecimento de talentos como a nossa homenageada de hoje.  Tinha gente que ficava de fora do ginásio por falta de lugar e era fantástico quando tinha competições e isso marcou muito o esporte de Campina Grande.


Uma história cheia de bons momentos e boas recordações em uma Campina Grande que não mais reconhecemos. Esta Homenagem a uma grande atleta do passado de nossa cidade ENEIDA DONATO que tinha o apelido de “Motorzinho” que brilhou nos campos de nossa cidade pelo Colégio Estaduais da Prata o Gigantão. Lembrada até hoje, Eneida  agora se destaca como uma cidadã bem sucedida que deixou sua marca no esporte dos anos 70 e nos corações de várias gerações de torcedores.

Mais importante que falar de um passado glorioso, é dar um lindo exemplo de amor e de consideração que encontramos neste email mando por ela para o Museu do esporte.


Claro que o mundo mudou, mas devemos continuar a lembrar de nossos craques e de seus exemplos, dentro e fora de campo, e nada melhor que esta grande atleta e suas conquistas anexam algumas fotos e suas conquistas:  


                    

ENEIDA HOJE

Eneida parabéns por todo seu sucesso como atleta e nos dias de hoje ainda ativa e  sempre com sucesso, querida pelos familiares  e amigos, lembrando como grande atleta  do atletisno de nossa cidade.


 Era importante para  o atleta saber o quanto as Olimpíadas Escolares era importante para o  nosso currículo de um atleta vitorioso. As medalhas conquistadas eram nossa gloria, tínhamos orgulho em mostrar carregando-as nos peito com muito orgulho.

                                         
Valeu amiga!!!!!!!!!!!


                    


25 comentários:

Anônimo disse...

Jobedis,pelo nome, tive uma vaga lembrança de uma Loirinha,residente à rua Des.Azevedo,Palmeira, que corria lépida pelas pistas de CG,sempre levado os prêmios para o "Gigantâo".Na época era imbativél.Hj vendo as fotos é,essa a corredora magistral daqueles tempos.
Suas feições pouco mudou...

Abraços

Vadinho

Eneida Donato disse...

nunca duvidei do seu bom gosto em descrever seus amigos e companheiros de outrora.
...desejo que este "BLOG" continui recheado de lembranças maravilhosas sempre.Não pretendo modificar nada pois não sou diferente de ninguém......sou apenas mais uma a fazer parte de "TAMANHA CONSTELAÇÃo". Estarei sempre deixando meus comentários a to-
dos que passaram por este caminho deixando lembranças e saudades.
Obrigado por tudo,
Eneida.

Anônimo disse...

Eneida!
Depois de longas décadas é que venho encontrá-la e
sendo homengeada.Vc continua sendo "LUZ" "ALEGRIA"
diante de todos que aqueles que de te aproxima.
O tempo passou mas,a alegria que nos proporcionas-
te durante o tempo de "ATLETA",este jamais será esquecido.Saber que aqueles lindos "TROFÉUS de ATLETISMO" em se trando de corrida foram por vc
conquistados é motivo de orgulho para todos nós.
Eras um pássaro voando naquelas pistas.Deixavas
todos nós em delírio até o final da competição.
Obrigado amiga por tudo que fizeste para nos ver
feliz e no final abraçá-la.
Irene....sua amiga de sempre.
tas suas,é de encher os olhos de lagrimas e sentir

Anônimo disse...

Cara amiga:
Jamais um BLOG deste poderia deixar de lembrar de vc.Aquela loira,olhos azuis,sorridente e feliz.
Pessoa dotada de uma tranquilidade incrível em se tratando de competição.Era o "DOM" que veio
para ser aperfeiçoado cada vez mais.Disciplina
era sua marca registrada e vencer era sempre o
seu objetivo.Na sua trajetória de vida como atleta,não conhecia a palavra segundo lugar....
primeiro sim,este era constante.O orgulho dos seus treinadores(Cidilene,Nogueira,Cabral e Cap.
Gonzaga)causava inveja!!!tbm...uma atleta deste
porte não era para qualquer um.
Somos felizardos...que sua estrela seja sempre
ilumiada!
Magnólia.

Anônimo disse...

VALEU JOBEDIS ENEIDA REALMENTE ERA UMA GRANDE ATLETA ,PARABENS AMIGA BONS TEMPOS NO GIGANTÃO,LA FOMOS MUITO FELIZES,VOCE MERECE TODA HOMENAGEM ERA UMA ATLETA RAÇUDA E VENCEDORA PARABENS,BJS MARISE.

Anônimo disse...

Eneida:
Não é preciso que vc seja uma vencedora aos olhos do mundo.Importa sim,a paz advinda de suas "VITÓRIAS".
Você será sempre a nossa maior "ESTRELA"do atle-
tismo do nosso Colégio Estadual da Prata.
Abração,
André!

Anônimo disse...

Falar desta atleta é fácil!
Educada,comunicativa,sorridente,leal e acima de tudo uma "VENCEDORA".Você amiga,era tudo isto e muito mais.Quando demais atletas de outros colé-
gios sabiam que iam competir com vc...só o segun
do lugar tinham direito....o primeiro, só a você
pertencia.É chato né?? fazer o que se tínhamos a
melhor "ATLETA"??
Que Deus lhe ilumine sempre,pois nem todos tive-
ram o privilégio de conviver com esta "ESTRELA".
Bjos.....Reginete.

Anônimo disse...

Amiga!!!
Eu não tenho palavras para fazer tamanho comentário a seu respeito.Vc era ímpar em tudo fa-
zia.Até hoje fico imaginando de onde vinha tamanha
tranquilidade dinate de tantas competições. Claro
que existia outras maravilhosas atletas mas sempre
vc foi o exemplo para as demais.Queria eu voltar no tempo e gritar seu nome para todo mundo ouvir.
Parabéns amiga,pela "ATLETA" insubstituível
que foste e serás sempre!.
Abração,
Aluísio.

Everaldo José da Silva disse...

Prezado Jóbedis, sempre tive facilidade em enviar meus comentários para o seu blog, mas, há mais de uma semana, tento enviar minhas singelas palavras para a amiga Eneida e não consigo. Portanto, solicito que poste a minha mensagem no seu blog como está abaixo. Abraços meu grande amigo!
Everaldo

Passadas várias décadas, falar em ENEIDA, ?galêga? dos olhos azuis, magricela, inteligente ao extremo, enquanto atleta naquela época (nos idos de 60), é trazer de volta as boas lembranças com suas conquistas de troféus, medalhas, abraços, beijos carinhosos e apertos de mão, levando o COLÉGIO ESTADUAL DA PRATA ao mais alto degrau do podium. Carinhosamente conhecida como "motorzinho" devido à sua velocidade nas corridas, jamais era vencida! Lembro-me muito dos seus treinadores Nogueira, Cabral, Cidilene e Capitão Gonzaga, co-responsáveis pelas suas vitórias. Nas competições com atletas dos mais renomados colégios de Campina Grande, amedrontava suas concorrentes! ENEIDA, conhecia muitíssimo bem aquela frase: "O importante não é ganhar, é competir", mas, para ela, o importante era ganhar mesmo e, jamais decepcionou a sua torcida, seus treinadores, colegas, professores e funcionários do nosso eterno GIGANTÃO; jamais chegou em sua residência lá no bairro da Palmeira com as ?mãos abanando?, como dizia o ditado. AMIGA ENEIDA, para mim, fostes, és e serás uma atleta jamais apagada de nossas memórias. É um dever de justiça reconhecê-la sempre como uma atleta que fez a diferença e que deu nome ao Colégio Estadual da Prata. Um grande abraços minha ETERNA AMIGA!
Everaldo José da Silva - Brasília-DF.

Anônimo disse...

Amado ZB!!!!
Obrigado pelas palavras a mim dirigidas.Sei que sou suspeita até para agradecer,pois a nossa amizade é eterna.Ainda bem que não vistes as lá-
grimas por mim derramadas ao ler tal depoimento.
Espero que nosso encontro seja em breve,para cho-
rarmos juntos de ALEGRIA....esta sim,sempre nos
acompanha.
Abração,
Eneida!

Anônimo disse...

Amiga!!!
Existem "Momentos" em nossas vidas que o tempo,e a
distância nunca apagarão de nossas memórias.Estes
momentos,devem ser guardados nos corações de todos
aqueles que os viveu e que jamais serão esquecidos
por nenhum de nós.Eu, que tive o privilégio de viver tamanhos momentos de "COMPETIÇÕES" ao lado de uma atleta como vc.
Estes momentos estão fotografados pelas lentes dos nossos olhos e do coração,mesmo que na vida muitas muitas vezes deixemos os flashs passarem despecebidos,a vida sempre nos pede uma nova fo-
to e este momento foi e será único.
Por isso,jamais esquecerei a imagem desta alegre
"GALEGA",olhos azuis a flutuar nas pistas de "ATlETISMO" do nosso Colégio Estadual da Prata e
ser a "ESTRELA" merecida que sempre foi e será
para sempre nos corações de todos nós torcedores.
Crlos Antonio.

Anônimo disse...

Querida irmã, parabéns por essas homenagens que recebeste de tão grandes amigos da época do atletismo que foste. Como foste tão querida por esses amigos da época. A saudade é demais, fiquei muito emocionada. Sem palavras para continuar, sabes que a emoção têm sido bastante para mim. Beijos, te adoro.

Gelba.

Anônimo disse...

Esse "Motorzinho" era do meu tempo. Justa homenagem, Eneida.
Graças a Deus, não competi com ela. Mas, tive o privilégio da pré-adolescencia na Palmeira.
abração
rangel

Anônimo disse...

Atleta amada!!!
Jamais poderemos esquecer os velhos tempos de outrora.Compartilhar contigo momentos de intensas
alegrias,vividas naqueles dias de competições.Co-
mo fomos felizes!
Hoje,estou aqui,fazendo parte desta homenagem a ti
prestada....mais do que justa!Atleta do seu porte era de causar inveja mas, aquela inveja gostosa,sem ferir e nem diminuir ninguém.Vc ami-
ga,era "DIFERENTE": alegre,comunicativa,simples,
educada e dona de um "PAR DE OLHOS AZUIS" privi-
legiado.
O nosso "COLÉGIO ESTADUAL DA PRATA" estará de parabéns sempre,pois,acredito eu que aquelas TA-
ÇAS de ATLETISMO,em se tratando de "CORRIDAS" foi por vc conquistadas.Serás sempre motivo de
orgulho para todos nós.
Amo vc,pelo ser humano maravilhoso que continuas
sendo.....nos encontraremos,tenha a certeza disto.
Bjos......Marluce.

Anônimo disse...

Ei!!!! "OLHINHOS AZUIS"!!!!!
Parabéns pela homenagem....mais do justa e um pouco atrasada....faz parte da vida!!!Amo vc,
és ímpar em tudo que fazes.Obrigado pela alegria
que me transmitiste ao contigo conviver.
A saudade muitas vezes torna-se cruel mas,a vida
continua e cá estou,na "ARQUIBANCADA" lhe aplau-
dindo,revivendo os momentos de felicidade.
Bjos....Marluce.

Bernadete disse...

Eneida como é bom ser bom, nosso caracter é realçado diante dos nossos amigos.Estou muito feliz por tais depoimento da sua pessoa, e acima de tudo saber que continuo no rol dos seus amigos.Saiba que você não é tudo que foi citado, você é mil vezes mais. Mudou na idade, mas continuas derramando a seiva da atleta motorzinho. Bjs Betinha.

Anônimo disse...

Eneida!!!!
A saudade é esse passarinho que vem de leve e pousa no coração trazendo lembranças,como um colibrí que beija a flor e traz beleza.E ela
nem escolhe hora ou lugar,só aparece assim,in-
vadindo inteiramente esse espaço que conside-
ramos reservado às pessoas ou ocasiões especi-
ais.Vc amiga,deixou esta semente plantada nos
corações de todos nós,a partir do momento em
que pisavas naquelas pistas para disputar com
outras atletas,o mais alto degrau ; o primeiro
lugar.
Por isso querida amiga,conserve este brilho de
alegria em seu rosto,pois mesmo que vc não per-
ceba,através do seu sorriso,vc transmitia para
todos nós força,alegria e coragem!
Obrigado,por ser a nossa atleta de "REFERÊNCIA".
Gilberto.

Anônimo disse...

Olá amiga!!!!
Encontrar vc é tudo de bom na vida e sendo homenageada é melhor ainda...que maravilha.
Hoje o orgulho tomou conta de mim,sabe por
que? por ter o privilégio de ser seu amigo
e ter compartilhado dos momentos mais subli-
mes de "COMPETIÇÕES".Que atleta!única,amiga
alegre,sorridente o tempo inteiro e fiel es-
cudeira.
Parabéns pela homenagem,mais que merecida.
Te amo amiga,jamais equecerei dos momentos
vividos outrora.
Bjos....Edvaldo.

Anônimo disse...

Amiga!!!!
Este foi o meu maior presente;vê-la sendo homenageada.Que a luz do nosso "Mestre" maior
ilumine sempre esta maravilhosa amiga,que nos
proporcionou momentos de intensas alegrias du-
rante o tempo de atleta.Vc foi a única a deixar
marcas gravadas em nossos corações.A saudade é
imensa mas,valeu o tempo que contigo convivi.
Abração,
Pedro Lima.

Anônimo disse...

Amiga!!!!!
Que alegria imensa estou a sentir vendo esta homenagem.Vc que sempre foi e será a nossa atleta
de referência,jamais será esquecida.Competente,fe-
liz,alegre,educada e amiga.
Saudade não quer dizer que estamos separados e sim
que um dia estivemos juntas e que o tempo não apagará.
Rosa.

Anônimo disse...

Recebi este presente esta semana e cá estou a comentar sobre esta amiga.O tempo passou mas você continua sendo amada e reconhecida pelo caminho esportivo que plantaste. Única,amada por todos,aplaudida de pé pelo seu esforço,espírito competitivo,educada,amiga,sorridente e prestativa e feliz.Homenagem justa e
merecida.Bendito seja aquele que cruzou seu caminho.Amo você !

Unknown disse...

Eneida,sempre foi exemplar como estudante,atleta,filha e amiga!Sempre solidária e presente nas nossas vidas. Tomou outros rumos e outros lugares,mas sempre retorna ao ninho de Campina Grande,para reencontrar e reviver lindas histórias da nossa juventude!Linda e merecida homenagem a essa grande mulher vencedora,empoderada que correu outras pistas,não mais como grande atleta,mas como cidadã consciente e transformadora. Parabéns minha amiga!Te amo!Jaci Cordeiro.

Unknown disse...

AmigA como esquecer vc??Sua alegria contagiante??ríamos de tudo...tempo bom!Parabéns pela homenagem vc merece,vc é Luz!!

Unknown disse...

Obrigado à todos os amigos que aqui deixaram seus depoimentos numa prova de carinho e amizade!

Unknown disse...

Obrigada amiga amada!

Postar um comentário