Subscribe:

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

QUEM ERA CRAQUE - JONAS DIDI

POR: JOBEDIS MAGNO  DE BRITO  NEVES



Jonas José de Sá o Jonas Didi, como era conhecido pelos campos e quadras de nossa cidade no passado, foi um jogador, como dizemos na gíria futebolística, “enjoado”, cheio de malandragem e gírias de malandro dos morros cariocas. Isso o tornava um cara carismático em nosso meio. Era querido por todos os amigos e colegas. Jonas jogou futebol de Campo, de Salão, handebol e vôlei.
Dedicou-se, com muito carinho, por duas agremiações: o Everton Esporte Clube e seu time do coração o Treze Futebol Clube.
 JONAS DIDI - Era magro,  alto e de pernas compridas, a primeira impressão que muitos tinham ao vê-lo correr em campo era a de um jogador desengonçado. O seu estilo moleque de comemorar e fazer os gols eram um atrativo à parte para a torcida. O Jonas era incomparável. Ele era extrovertido e alegre. Fazia muitas molecagens, brincadeiras, estava sempre de alto-astral.
Dentro de campo era, como se diz na gíria, “o cão chupando manga”, no entanto, fora de campo não fazia distinção a quem quer que seja, era amigo de todos. O porquê de ser tão querido. No futebol amador de nossa cidade não era um craque excepcional, mas era considerado como um bom jogador.
Bem, meu amigo Jonas Didi, como teve o prazer e a honra de jogar ao seu lado, espero que você lembre-se de um de um centroavante que lhe ajudou a conquistar muitos títulos pelo grande Everton.
Fique na paz, e venha sempre nos visitar.
Abaixo algumas fotos do Jonas Didi para Ilustrar :







FOTOS DO HOJE SESSENTÃO JONAS DIDI






15 comentários:

Thadeuzinho disse...

Jonas voce era a alegria da galera...saudade amigo!
Thadeu Borba

Anônimo disse...

Jonas, amigo inseparável. Jogador manhoso, cheio de mutretas, ágil, driblador e gracioso. Esperto demais para os zagueiros, batia bem na bola, sabia cabecear e jogava de cabeça erguida. Fiz vários jogos com ele e sabia me colocar para receber seus passes, porém o que mais nos aproximava era a nossa amizade sincera. As tertulias, os assustados, os bailes de formatura e o seu jeito todo espirituoso de dançar. Era gréia (risadas) prá todo lado. As noitadas de Quelé eram memoráveis. As biritas, quer seja no bar Cristal, nas Imbiras, em giovani, no foto Ferreira, em Luis do Peixe, no Miúra, no Bar Corisco, em Anacleto ou em qualquer bar da cidade, Jonas sempre era uma atração à parte. Como gostaria de estar hoje junto com ele, para abraçar-lhe e desejar-lhe vida longa com muita paz e felicidade, neste dia que é, O SEU ANIVERSÁRIO. Imagino, aqui tão distante, os papos que rolariam entre Eu, Jobedis, Son, Glauco, Arlindo, Sicupira, Chiquinho, Gláucio, Nenem, Jonas e tantos outros jogando porrinha disputando uma cervejinha. É, tempos bons gravados na memória. Finalmente, parabenizo Jobédis pela lembrança do nosso grande amigo Jonas, principalmente por homenageá-lo no dia do seu aniversário. Como sei da emotividade desse grande amigo, imagino-o derretendo-se em lágrimas com este comentário. Voce merece Jonas, voce foi e é. DEMAIS !!!!!!!!!!!!!! Abraços do seu irmão de fé camarada, Fernando Cangurú.

JOÃO MARIO disse...

Bem lembrado por Jóbedis esse resgate da sua vitoriosa passagem pelos campos e pelas quadras da nossa cidade.
Valeu amigo,você merece !

Braulio Maia disse...

Caro amigo Jonas Didi. Além de amigo foi sempre um cara muito alegre e sempre trouxe alegria onde estava. Fizemos o "primeiro cientifico" na mesma turma do saudoso Gigantão. Tive oportunidade de enfrenta-lo em varias oportunidades. Apenas para recordar nesta data tão importante para o amigo Jonas Didi e sua familia. Duas partidas ficaram gravadas em minha memoria: Estudantes x Everton. Eu jogando pelo Estudantes e ele pelo Everton. Ainda bem que ganhamos a primeira de 2 x 0 e perdemos a segunda 0 x 2. Imaginem a zona na segunda feira para assistir aula se o Everton tivese ganho as duas. Amigo Jonas um forte abraço do amigo Braulio

Jonas didi disse...

Amigo Jobão...que coisa o destino, hoje logo cedo,
numa rotina que levo, abro o PC e me vejo diante
desta homenagem, cara muito e muito obrigado, mas
olha o detalhe, hoje estou completanto 60 anos de idade,
que maravilhoso rever tantos amigos nas fotos postadas
nesse momento sublime, viajo no tempo e digo, meu Deus
muito obrigado por ter vcs e conservá-los até hoje, é gratificante
e tão certo, hoje olha para trás com gratidão e para frente com fé.

Não valeu, tá valendo amigo/irmão Jobão.

Jonas didi

Anônimo disse...

Jonas....amado amigo!!!!!saudades!
Talvez não lembres de mim mas,sua figura humana nunca me saiu da memória assim como,tantos outros
do nosso "Colégio".Torcia muito por vc e hoje me encontro aqui para falar um pouquinho dos velhos tempos.
A saudade é esse passarinho que vem de leve e pousa no coração trazendo lembranças,como um colibrí que beija a flor e traz beleza.E ela nem escolhe hora ou lugar,só aparece assim,in-
vadindo inteiramente esse espaço que considera-
mos reservado às pessoas ou ocasiões especiais.
Mas se existe saudade,é porque existem sementes
de ternura plantadas em nós;pedacinhos de coisas
boas,que talvez nem tenham ficado muito tempo,
mas o suficiente para deixar um rastro,um sabor,
uma marca,asim como vc deixou.
Sabemos que tudo isto são pedaços do passado mas
teremos nossos corações ricos em histórias que nos farão rir sozinhos e nos sentir vivos.
São essas as peças que os verdadeiros "AMIGOS"
pregam ao nosso coração.Caímos nessa armadilha e
ainda nos divertimos.
Obrigado por ser meu "AMIGO".
AAbração,
Eneida Donato.

Anônimo disse...

Jonas,Parabéns! E que seja muito bem vindo aos sessentões!Como jagador(ponteiro),aplicava "fintas"espetaculares nos adversários.Tinha um modo todo peculiar de dominio e colocação em campo.Lembro que me atazanava o tempo todo querendo a bola...fora de campo um amigo solidário,engraçado e de alto austral.
Saudades,
Vadinho

Jobedis Magno disse...

AMIGO JONAS

Voce pensava que eu não sabia do seu aniversario? estava esperando o momento certo. Parabéns amigo pelo seu aniversário e que Deus continue protegendo essa pessoa especial, esta pessoa sincera com uma humildade enorme em seu coração que faz com que eu me sinta tão bem conversando on line contigo quase todos os dias.
Cada ano que passa,são como páginas de um livro onde fica registrado tudo o que nos passamos, sentimos, encontramos, mas a medida que vamos virando as páginas nos vamos descobrindo bons amigos cada um com sua maneira de ser uns sérios outros alegres,brincalhões e divertidos como vc, mas o importante é ter verdadeiros amigos,eles ficarão para sempre presentes nas páginas das nossas vidas.
Abraãp do amigo/irmão
Jobão.

Jonas didi disse...

Que bom amigos/irmãos, Som, Fernando e Jobão, ter vcs ainda hoje e que seja por muito tempo,
os exercícios de memória que vc Som... cita, nunca irão nos deixarem cansados, a força,
a fé e a crença que temos em Deus, fortalece nos corações e que continuemos.
Tão certo viveremos ainda muito tempo para sempre podermos relembrar tanta coisa boa que
passamos junto e viver tb o momento que nos sejam proporcionados.
Esta mens vai só para vcs tres em virtude de eu não ter outros e-mails de amigos, mas que ela
seja extensiva a todos.


Veja algums fotos que tirei "sessentão", Jobão escolhe uma ou mais e coloca no blog do museu ok.
"Jonas didi...hoje...mas o de sempre"

abração amigos,

SON disse...

Wellison Alves (SON)
Amigo Jonas, quero desejar-lhe muita paz,saúde
e muitos anos de vida, lí a homenagem prestada
a vc, no museu e acho muito pouco para o que
vc representou e representa para todos nós,ao
tocar nessas lembranças amigo, lembro da amizade
existente entre nossas famílias, nossos pais, nossas
mães, irmãos, e terminando entre nós,façamos jun-
tros um exercicío de memorias amigo, e sem muito
esforço amigo, volto oa grupo escolar onde estudamos
juntos, dando um pequeno salto amigo,já estamos ves-
tindo a camisa do trezinho de Biu, depois amigo estadual,
ewerton,e tantos encontros, digo-lhe com toda sinceridade
amigo, foi e É muito bom te-lo como amigo, um grande
abraço SAÚDE E PAZ.
DO SEU SEPRE AMIGO, SON

Anônimo disse...

Jonas
Meus parabens e muitas felicidades(estou dando os parabens bem alto para vc escutar)rrrrr.Voce merece tudo de bom e toda a sua familia.
Abraços Maribondo

Rogério Franco disse...

Grande amigo, Jonas... Conheci essa grande figura a pouco mais de um ano, na 40 Graus Academia, aqui em Fortaleza. Só agora, juntando as peças dessa grande aventura que é a vida, é que posso compreender melhor a missão desse homem. Sem dúvida, ele veio para arrebatar as pessoas com seu carisma, espalhar alegria e deixar sua semente de luz e generosidade plantada no coração de todos aqueles que, por sorte, têm e/ou tiveram o privilégio de cruzar o seu caminho. Vendo essa justa e bela homenagem, é que posso ter a real dimensão do quanto esse cara é querido e admirado por todos. Tudo, não só por ter sido o bom atleta, o bom centro avante, mas, muito mais por ter sido e ser, até hoje, o ser humano que é. Parabéns, irmão, pela sua vitalidade e eterna juventude. Com certeza, ainda temos muito o que aprender com você, nos próximos 60 anos! Grande abraço e que Deus o abençoe.
Rogério Franco

Anônimo disse...

Jonas,esse reconhecimento de todos é verdadeiro. Você sempre transmitiu sempre essa alegria a todos. Tive também o prazer de jogar com você em alguns jogos memoráveis do Everton. Nenê gostava de dar muitas saias (janelas), mas você não dispensava um bom chapéu (banho de cuia), mesmo com o adversário caído!

Martinho Porto Velho

Anônimo disse...

rsrsrs... Seu Jonas, não o conheci quando tinha essa cabeleira toda mas, o conheci com essa coração grande e transbordando de alegria para aqueles que o cercam. Feliz em ser sua amiga! Adoro o senhor!

Abraços

Alcemira C. Oliveira

Anônimo disse...

JONAS DIDI;
TIVE O PRIVILEGIO DE CONVIVER COM ESTE GRANDE AMIGO E FAZER PARTE DA LISTA DOS VERDADEIROS E LEAIS AMIGOS DO EVERTON ,ESTADUAL DA PRATA, DOS
BARES CALDO DO PEIXE ,ANACLETO, CRISTAL, PREGRETO ,CORISCO (UMA CABEÇA DE GALO COM BEM VERDURA) DAS FESTAS ; REGUA T ,CONCRETO ,ONDE
VC ERA UM SHOW A PARTE FA INCONDICIONAL DO CANTOR SANTANA VOCAL DAS GRANDES SERESTAS DO FAMOSO ABIVAL BEM LEMBRADO POR FERNAND0. PROTAGONISTA COM SEU JEITO E ESTILO
ALEGRE DE VIVER, COM SUA AUTO ESTIMA ELEVADA OS MELHORES MOMENTOS DA JOVEM GUARDA. HOJE RESIDINDO EM FORTALEZA POUCO VEJO MAS EM BREVE ENCONTRAREMO´-NOS. AGRADEÇO O COMENTARIO SOBRE MINHA PESSOA NO BLOG. SAUDACOES ALVINEGRA E UM FORTE ABRAÇO. GLAUCO KARDEC.

Postar um comentário