Subscribe:

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

MEMÓRIAS ESPORTIVAS - CURTIBOL

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES

Nas antigas,  lá pelo anos 76, ao sentir uma dificuldade imensa em conseguir motivar e reunir os desinteressados amigos do trabalho para jogar futebol de pelada aos sabados, resolvemos junto a outros amigos e junto com alguns funcionário da Procurt da UFPB depois UFCG criarmos um time de futenol de pelada, carinhosamente cognominado de Curtibol. A idéia era simples: juntar uma dezena de amigos para praticar futebol, fazer novas amizades entre os times adversários e, claro, logo após as partidas, tomar uma cervejinha e bater aquele papo, na maior confraternização. E isso foi feito. Conseguimos juntar não só grandes amigos, mas grandes craques do futebol: Chico Cateta, Fernando Canguru, Martinho, O amigo aqui Jobedis, Naldo, Beto, Firmino, Egidio Furlanetto, Albertinho, Mago Anselmo entre outros craques do nosso amadorismo.

A partir de então, providenciamos a compra do uniforme (despesa dividida entre todos) e a criação do logotipo que mostrava em primeiro plano uma bola, em seguida uma garrafa de cerveja. Primeiro o futebol, depois a farra.

O engraçado de tudo era que, designamos nosso “ Goleiro” Albertinho Limonta como gerente do time, ficava responsável por tudo. Desde a responsabilidade de arrumar adversário, marcar a partida, lavar as camisas, avisar os companheiros, providenciar bola, campo, árbitro e até a abertura do boteco de João da Barraca ou o Sabara Bar do amigo Sabara,  que ficava perto do Curtume Escola Procurt da Universidade onde a maioria trabalhavam, nos dias e horário dos jogos. E ainda havia alguém sempre querendo arranjar um goleiro para tirar o Alberto do time titular. Vê se podia acontecer uma coisa dessas? 

Por pouco tempo não muito longo, mas inesquecível, fizemos partidas memoráveis e de altíssimo nível, contra "fortíssimos adversários" no primeiro jogo contra nosso vizinho Fercol goleamos o time por 10x1 e não vou comentar quem fez os gols para ninguem pensar QUE este amigo está se vangloriando), quase todos de idade bem maior que a nossa e levaram goleadas estrondosas e ficamos sem adversarios. E infelizmente por falta de adversários aos sábados, fez com que a turma se dispersasse, deixando o poderoso Curtibol  desaparecer. Mas ficou a saudade e as lembranças de momentos difíceis de esquecer. A tristeza é de não ter outras  fotografias de melhor qualidade para deixar registrado um timaço de futebol, Foi um período dos mais prazerosos na minha vida, poder conviver com pessoas maravilhosas, por quem tenho enorme carinho e amizade e que sempre estarão em meu coração.

Comentário deste time de um ex atleta Inaldo Felix


Curtir,curtimento dos couros que faziamos no curtume escola,esse nome foi eu que dei a ideia pois nos todos eramos curtidor da vida e o gol era a bola para nos divertimos ai pegou ,o nome e para batizar nome fomos ao bar de sabara pedir a opinião dele ,lembra,foi uma das melhores ´´epocas da nossa vida, so amigos era a maior curtição,jobão meu amigo e irmão fez 8 gol nesse dia,e todo jogo era uma goleada na Fercol,ai eles se mancaram e ñ jogaram mais com agente parabens ~jobão pela lembrança valeu!!!!!!!!!!!!!

2 comentários:

Jonas Didi disse...

Curtindo (bol), aqui, vejo como é legal mesmo ter amigos e rever as vezes
certos momentos nos quais não tivemos participação em virtude de uma
ausênsia (morando fora), eu...mas fico aqui agradecendo a Deus por ter vc amigo
Jobão, que a cada dia e vamos botar dias, pois vc bem sabe como nosso tempo
passado aí na minha querida terrinha tem para postar...que continue.
Não tinha conhecimento deste Curtibol, tantos amigos aí, lembranças e muitas
saudades de todos, tempo que não vejo alguns e saudade do meu amigo Firmino,
por especial de não mais se encontrar em nosso convívio, que Deus o tenha num
bom lugar.

Jonas didi

thionaldo disse...

curtir,curtimento dos couros que faziamos no curtume escola,esse nome foi eu que dei a ideia pois nos todos eramos curtidor da vida e o bol era a bola para nos divertimos ai pegou ,o nome e para batizar nome fomos ao bar de sabarar pedir a opinião dele ,lembra,foi uma das melores epocas da nossa vida, so amigos era a maior curtição,jobão meu amigo e irmão fez 8 gol nesse dia,e todo jogo eruma goleada na fercol,ai eles se mancaram e ñ jogaram mais com agente parabens ~jobão pela lembrança valeu

Postar um comentário