Subscribe:

sexta-feira, 9 de março de 2012

CANTINHO DA SAUDADE - MARQUINHO GÓIS

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES

Continuando com a memória do esporte de Campina Grande do passado vamos comentar a vida futebolística de Marcos Gois, o inesquecível Marquinho Cara de Gato, zagueiro clássico que marcou na história do futebol amador e profissional do município. Este grande atleta começou a se destacar no futebol nos clubes do bairro do São Jose em nossa cidade na década de 50. Iniciou sua carreira no futebol atuando no time do São José. Ao se destacar no futebol amador foi chamado para jogar na equipe profissional do Campinense Clube onde  atuou por duas temporadas. A seguir Marquinho Cara de Gato como ficou conhecido foi contratado pelo Náutico de Pernambuco e defendeu essa agremiação profissionalmente. Sempre foi um zagueiro clássico que não maltratava a pelota tinha uma capacidade técnica excelente, seu posicionamento e recuperação eram impressionante, sempre esguio de cabeça erguida comandava o setor defensivo. Atuou pouco tempo, por algumas contusões e atrasos de salários desiludiram este grande atleta que prematuramente abandonou o futebol profissional.


Após este período veio ser coletor de imposto no governo da Paraíba e encerrou sua carreira esportiva. Umas das principais características de Marquinho era sua classe jogando bola, grande categoria e que era um verdadeiro tormento para os atacantes adversários. 

Marquinho deixou uma semente de destaque:  seu filho Fininho foi um dos melhores jogadores do Brasil de todos os tempo no futebol de salão, participando da seleção brasileira por longo período conforme texto abaixo.

Hoje não esta mais entre nós, mas a lembrança de sua conduta, seu jeito simples e sincero de fazer amigos será sempre lembrado por todos aqueles que tiveram o privilegio de conviver com esse craque do passado. 

Os saudosistas relembram o potencial desse que foi uns dos maiores zagueiro do futebol de nossa Cidade e fez parte de uma das melhores histórias do futebol do Campinense Clube.

Fotos de atleta marquinho





Ídolo do futebol nacional recebe homenagem em João Pessoa

O ex-jogador de futebol de salão da seleção brasileira, Paulo Sérgio Lira Góes, mais conhecido no esporte como "Fininho", será homenageado pela Câmara da Municipal com a Medalha Cidade de João Pessoa. A homenagem é uma propositura do vereador Bira (PSB) e foi aprovada, na sessão da última quarta-feira (3), através de requerimento.

O vereador entregará a Medalha a Fininho durante o evento esportivo 'João Pessoa Futsal Cup', promovido pela Prefeitura, no ginásio Ronaldão, no bairro do Cristo Redentor, na próxima sexta-feira, 5 de agosto, a partir das 19h. Na ocasião, o atleta também receberá do prefeito Luciano Agra (PSB) uma comenda, simbolizada por uma placa. Em seguida, ele participará do primeiro jogo da competição que será disputado entre seus amigos e a seleção paraibana de futsal.
De acordo com Bira, "Fininho" é um grande atleta, elevou o nome de João Pessoa e da Paraíba no esporte ao conquistar títulos e competições importantes, tanto de âmbito nacional quanto internacional. "O atleta tem relevantes serviços prestados ao esporte da nossa cidade, do estado e do Brasil. Sempre honrou o nome do nosso país e conquistou vários títulos nas equipes por onde passou, principalmente na seleção brasileira", reforçou.

Fininho jogou na seleção brasileira por 15 anos consecutivos. Ele é considerado como um dos maiores alas de todo o Brasil e do mundo. Foi bicampeão da categoria e parou aos 35 anos devido a lesões no joelho. Este ano, aos 38 anos, o jogador ensaiou uma volta às quadras. O atleta iniciou a carreira no Esporte Clube Cabo Branco de João Pessoa e atuou nos principais clubes de futsal do Brasil, a exemplo de Votorantin (PE), Sumov (CE), Inpacel (PR), Enxuta (RS) e Carlos Barbosa (RS). Na seleção brasileira, o jogador esteve presente nos títulos de 1992 e 1996, quando o Brasil venceu os Estados Unidos e Espanha, respectivamente.

2 comentários:

Carlos Tejo disse...

Jobedis. Você está prestando um grande serviço ao esporte amador de Campina. Um abraço.
sexta às 18:20 · Curtir

Everaldo José da Silva disse...

Jamais ví um blog igual ao do amigo Jóbedis que reconhece e valoriza o esporte amador de Campina Grande. É lá onde podemos encontrar riquíssimas histórias.

Postar um comentário